O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Servos da Rainha, além de ser exigência legal, expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é a revelação da identidade da Instituição, de as concepções  e de  seus  sonhos. Além  disso, define a natureza  e  o  papel socioeducativo, cultural, político e ambiental do coolégio, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos que são os balizadores das ações educativas.

A  importância do PPP do Colégio Servos da Rainha leva em conta a trajetória da sua  comunidade escolar, a sua história e cultura, não só para garantir um rercurso formativo de sucesso para as crianças e os estudantes, como também para cumprir o seu compromisso com  a sociedade.

O Colégio Servos da  Rainha, desde 2006, quando   da primeira edição do seu PPP, a qual abarcava as concepções  pedagógicas e a forma de materialização de suas ações, vem trabalhando, sistematicamente e com afinco, em defesa de uma educação  qualidade social. Além disso, revisitou, em cada período de sua história, esse  documento e buscou aproximação  com as exigências legais e com a sua  comunidade escolar. Dessas revisitas resultou o PPP de 2017, em cumprimento às determinações da Normativa N° 001/2013, do Conselho Estadual de Educação, do estado de Goiás, e em atendimento às necessidades  da  comunidade escolar.

As concepções   apresentadas  a seguir, perspectiva pedagógico/filosófica da escola e concepção  de educação,  de desenvolvimento humano,  de aprendizagem   e ensino, de conhecimento e de inclusão –  balizam a Proposta Curricular do Colégio Servos da Rainha, documento correlato a este, bem como suas práticas pedagógicas, afim  de garantir um percurso formativo que assegure a continuidade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e dos estudantes.

Concepção de Educação

Educação é um importante e principal meio pelo qual se propiciam elementos para que o indivíduo possa desenvolver habilidades, construir competências, sejam para o trabalho ou não, ou sejam para a realização como pessoa, a fim de promover o outro e transformar sua realidade. A educação por meio de sua dinâmica própria deve incentivar uma mudança em direção a um estilo de vida mais humano, que permita às pessoas usufruírem, verdadeiramente, os maravilhosos benefícios da ciência e da tecnologia e, também, a dimensão interior em busca da auto realização. Incentivar novas formas de relação entre as pessoas com base no respeito, na parceria, na cooperação, e novas formas de solucionar conflitos com base na postura ética. Criar uma mentalidade de proteção ao meio ambiente, de forma a permitir que a natureza possa suportar o impacto da civilização humana. A educação promove no estudante possibilidade de reflexão e busca constante da importância de sua consciência frente as suas atitudes e a própria vida.

Concepção de Escola

Escola como um local privilegiado e significativo, que valoriza as relações humanas e constrói competências aplicadas a serviço da vida em toda a sua plenitude, formando, assim, um cidadão solidário, autônomo, consciente e reflexivo, um agente transformador. Nos dias atuais não  cabe  mais à escola  somente satisfazer as necessidades de emprego,  no sentido restrito, pois o mercado de trabalho exige pessoas com  uma  visão mais ampla, isso engloba o autoconhecimento e o desejo contínuo de aprender, bem como a capacidade para lidar com o imprevisível, porque a vida é dinâmica e, as mudanças tão velozes, que temos a sensação  de que  cada momento é  novo.

Entendemos que a escola oferece um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem dos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento, fornece ao aluno fundamentos e as possibilidades para o necessário desdobramento no cotidiano, visando à sua inserção, manutenção e transformação das questões sociais significativas e interferência para a construção de um mundo cada vez melhor.

Concepção de Aprendizagem

A concepção de aprendizagem que dá suporte ao Projeto Político Pedagógico da escola fundamenta-se na teoria crítico-social, onde a mesma permite ao aluno receber conteúdos que estão verdadeiramente voltados para sua realidade de vida. À medida que considera todos capazes de aprender e compreende que as relações  e interações sociais estabelecidas pelas crianças e pelos jovens, são fatores de apropriação de conhecimento, traz consigo a consciência da responsabilidade ética da escola com aprendizagem de todos, uma vez que ela é interlocutora privilegiada nas interações sociais dos alunos. De acordo com a concepção filosófica e de aprendizagem ressaltamos que o papel da escola, do professor e o conhecimento devam estar a serviço da cidadania. A escola priorizou alguns eixos norteadores fundamentais a serem trabalhados no processo pedagógico  com   referência a sociedade, a escola e ao cidadão   que queremos.

Colégio Servos da Rainha
Enviar via WhatsApp